MENOS PORMENORES

Ingrediente

A sacarose é composta de dois açúcares simples: glicose e frutose.   Encontra-se, evidentemente, na fruta e nos vegetais, mas normalmente é obtida da beterraba e da cana-de-açúcar.

Os processos de extração e refinamento dos vários tipos de açúcar são realmente muito simples e seguem procedimentos comuns. A beterraba é cortada e mergulhada em água quente, enquanto a cana-de-açúcar é esmagada, mas ambas produzem um "sumo" ou "molho" rico em açúcares, que é posteriormente filtrado e purificado. O líquido é aquecido para a água contida no sumo se evaporar, deixando pequenos cristais a boiar no xarope, que se tornam maiores e mais numerosos à medida que o produto for arrefecendo. Os cristais são separados do xarope numa centrifugadora, a seguir, são secos e transformam-se no açúcar que conhecemos e utilizamos diariamente. A sacarose obtida desta forma é 99,7% pura.

Existem outros tipos de açúcar na natureza, utilizados nos dias de hoje como adoçantes ou dadas as suas propriedades especiais; por exemplo, a frutose costuma estar presente na fruta madura e no mel, a lactose está presente no leite e nos produtos lácteos.  Por último, a glicose e a dextrose, uma forma particular de glicose, também se encontra na fruta madura.  

Seleção e controlo de qualidade Kinder

A sacarose é usada em todas as receitas Kinder, mas usam-se outros açúcares que dão um toque adicional a alguns dos nossos produtos, como a dextrose em Kinder Pinguí e o xarope de glicose em Kinder Schoko-bons. Além disso, o xarope de glicose-frutose, nas quantidades mínimas em que o usamos, também ajuda a tornar a massa de Kinder Pinguí ainda mais macia.

Por outro lado, em Kinder Délice adicionamos uma pequena quantidade de sumo de pera concentrado, tirando partido da doçura natural do fruto.

Tendo em conta que a sacarose é tão importante, os critérios de seleção da matéria-prima são particularmente estritos.  A Kinder utiliza unicamente fornecedores que cultivam beterraba não modificada geneticamente na Europa e só compra cana-de-açúcar às melhores produções. Aliás, recorre a uma série de países não europeus para garantir a alta qualidade dos seus produtos.

A Kinder e a Ferrero prestam especial cuidado e atenção às condições laborais dos produtores de açúcar e ao ambiente da região onde se produz. Todos os fornecedores de beterraba da Kinder são membros do CEFS (Comité Europeu dos Fabricantes de Açúcar), que defende os seus direitos e a terra que trabalham. Tanto a Kinder como a Ferrero são, além disso, membros da BONSUCRO, uma associação que trabalha para a melhoria das condições económicas, sociais e ambientais de todas as empresas envolvidas na produção de cana-de-açúcar.

Sabia que?

Cada receita precisa do seu próprio tipo de açúcar. Quando se utiliza açúcar branco em biscoitos, estes tornam-se duros e quebradiços, enquanto o açúcar de cana os torna leves e elásticos. É uma boa ideia utilizar o açúcar de cana em bolos, porque absorve mais água, deixando-os macios e húmidos.

Caro(a) pai/mãe,

Criámos este site para a Kinder estar mais perto de si e da sua família. Para a sua tranquilidade, no entanto, os seus filhos só poderão aceder a estas páginas se contarem com a sua aprovação.

Por essa razão, pedimos-lhe que introduza a sua data de nascimento

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os serviços web, personalizar e analisar a sua navegação. Se continuar a navegar no sítio web, consideramos que aceita a utilização dos mesmos. Pode modificar a configuração ou obter mais informações na Política de Cookies.
Para navegar neste site deve ser maior de 15 anos ou contar com a devida autorização parental.

Introduza uma data válida.